Odontologia ABC



Halítose

Todas as pessoas tem mau hálito?

Se considerássemos o hálito desagradável ao acordar , praticamente 100% da população seria portadora de halitose. Por isso, o hálito da manhã é considerado fisiológico (normal). Ele acontece devido à redução do fluxo salivar para virtualmente zero durante o sono e ao aumento da presença de microorganismos na boca Estes microorganismos atuam sobre restos epiteliais localizados, principalmente , sobre o dorso da língua gerando componentes de cheiro desagradável. Após a higiene dos dentes , da língua e após a primeira refeição (café da manhã), a halitose deve desaparecer. Caso isso não aconteça, podemos considerar que o indivíduo tem mau hálito e que este precisa ser investigado e tratado.

Qual a causa do mau hálito?

É muito bom que se diga que os casos de halitose não podem ser explicados por um único mecanismo. Existem casos de halitose tanto por razões fisiológicas (que requerem apenas orientação) como por razões patológicas (que requerem tratamento); por razões locais (feridas cirúrgicas, cárie, restaurações ou próteses mau adaptadas, doença periodontal, etc.) ou sistêmicas (diabetes, uremia, prisão de ventre, etc.). Por isso, pode-se concluir que todas as possíveis causas devem ser investigadas e que o tratamento será direcionado de acordo com a causa identificada.

Como eu posso saber se tenho ou não mau hálito?

A maneira mais simples de identificá-lo é pedir a um familiar ou a um amigo de confiança que faça essa avaliação para você. Caso você identifique o problema ou caso se sinta constrangido a pedir a alguém que o avalie, pode procurar um dentista para que este possa ajudá-lo no diagnóstico e no tratamento da halitose.

O que posso fazer para evitar o mau hálito?

Como regra, todo caso de halitose deverá ser avaliado por um Dentista. Portanto, algumas dicas costumam resolver casos eventuais de mau hálito: Sempre escovar os dentes após a ingestão de alimentos, principalmente sólidos. Além dos dentes, realizar a escovação da língua . "Varrendo" de trás para frente. Se você possui profissão onde se fala muito (professor, advogados, etc.), tome goles de água durante o trabalho. Isto evita o ressecamento da boca e língua. Evite ficar muito tempo de estômago vazio. Esta situação costuma produzir mau hálito. Ingira sempre algum tipo de alimento (se possível frutas) entre as refeições principais. Não fume. Além de tudo que você conhece, cigarro ainda produz hálito desagradável.

Telefone: (11) 4123-0022 | Endereço: Rua Rio Branco, nº 451, Centro São Bernardo do Campo - SP | www.odontoabc.com.br Facebook Twitter Linked Canal no Youtube